[Coronel Xavier Chaves] Outro vizinho de destaque da histórica cidade mineira Tiradentes.

Estando em Tiradentes é inevitável que não se fale de cachaça. A cachaça está no dia a dia dos mineiros assim como a água. Entendam que não falo aqui das cachaçadas, mas da cachaça, o destilado brasileiro conhecido e apreciado mundialmente.

Mas existe um lugar especial pertinho de Tiradentes que confunde sua história com a história da cachaça: Coronel Xavier Chaves.

A cidade fica a 25 km de Tiradentes, 15 de São João Del Rei e 179 km de BH. O acesso é antes de chegar a São João.

Com poucos habitantes a estrutura do lugar é bacanérrima, com direito a uma igreja toda de pedras com dois terços enormes no chão, também de pedra e outros encantos como artesanato e pessoal gente boa.

Mas o carro chefe do lugar é o alambique da cachaça Século XVIII. O lugar é um verdadeiro museu e pertenceu ao irmão de Tiradentes, que segundo consta também tomava suas cachacinhas por lá. O proprietário e produtor é o Nando, um camarada ultra gente boa que recebe os turistas todos os sábados com uma pinguinha, uma linguicinha no fogão a lenha e caldo de cana, além de muito causo bom e excelente humor.

A dica é ficar na pousada da família do Nando que permite um verdadeiro retornar à história de Tiradentes. O casarão é maravilhoso e gera encantos nos hospedes em cada detalhe. Para almoçar não perca tempo, uma das meninas da pousada pode marcar o almoço em uma casinha em frente à pousada e não se engane: é o melhor almoço mineiro da região, competindo braço a braço com a Ângela no Bichinho.

Onde fica Coronel Xavier Chaves e o Alambique século XVIII:

http://www.cachacaseculoxviii.com.br/
http://www.coronelxavierchaves.mg.gov.br/como_chegar.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A etiqueta muito além do penduricalho na bagagem.

[Belo Horizonte] Surpreendente alegria.

[Terni] Corações que aquecem na fria cidade medieval.