A etiqueta muito além do penduricalho na bagagem.



Uma preocupação que tem me afligido em viagens é a etiqueta das pessoas enquanto viajam. Engraçado que todo mundo reclama de todo mundo a mesma coisa, ou seja, todo mundo está falando demais e cumprindo de menos. Ocupar espaço além da conta é uma tendência das pessoas, se são folgadas então, Deus nos livre!!! E no sentido de livrar-nos de gente mal educada, que tal algumas dicas do turista amador para que você viagem com finesse e descrição???

Comecemos no fazer de malas. Jovem, se estiver viajando de ônibus, alimente-se antes! Abrir marmita dentro do balaio é nojento!!! Por que? Pensa que todo mundo terá que viajar com o ônibus fechado com o cheiro do seu tropeiro! Qualé??? Se for de avião, não pense que você pode levar até sua mãe na bagagem de mão! Todos precisam de um espacinho e aquele que chega ocupando todo o bagageiro lembra bem um imbecil indomável, super lembra.

Se for de carro até a estação/aeroporto e quiser tempo para despedidas no estilo "E O Vento Levou", estacione o carro, não fiquei igual um topeira usando a área de embarque e desembarque para resolver dramas pessoais. Quando for ao check in, aguarde, você será atendido. Tem mocorongo que fica tão ansioso que vai batendo o carrinho de malas no calcanhar alheio, quanta deselegância! Seja cortês para com os funcionários do aeroporto, sorria, tire suas dúvidas, não pague de timidinho-perde-o-trem.

Na sala de embarque não use 761 cadeiras para se esticar como uma lontra em processo de parto, se estiver vazio, ok, mas estando cheio, vague lugares. Não pense que aquela loja Dufry seja um Duty Free, eles são da mesma cadeia, mas os preços são horrorosos!!! Não seja explorado, mesmo podendo pagar, não é chique ser otário.

Quando chamarem o seu voo, não corra para o portão como uma gralha assustada. Viagens de avião e ônibus são com assento marcado, não adianta ser o primeirão da fila. Tampouco adianta ocupar todo o bagageiro, se o passageiro do lugar reclamar os comissários levarão seus pertences para o fim do avião e além de idiota você será o mais prejudicado de todos. Outra coisa chata é ter que bater no ombro do mentecapto alheio e dizer: "senhor, você está no meu assento".

Quando em voo se estiver com crianças não a deixe esmurrando a cadeira da frente só porque você não é educado e não soube educar seu filho. Um filho educado demonstra a polidez dos pais, um filho mal educado demonstra que os pais são monstruosos. Quando servir a comida não aja como age em buffets escassos esticando os braços como se fosse uma girafa manca. Espere, tem lanchinho para todos!

Se for ao banheiro do avião não o trate como se estivesse em um banheiro de estádio! Homens!!! Se preciso sentem no vaso ao invés de molhar o lugar todo como se fossem cachorros territoriais! É muito interessante que ao passar pelo corredor do avião você vê todas aquelas pessoas, distintas, lendo livros profundos, mas é no banheiro que você percebe o tanto de bicho que está ao seu lado. Triste, mas vamos mudar isto???

Nos hotéis e hostels segue a dica de cima, limpeza sempre!!! Seja cortês, não seja barulhento, seja discreto. Se estiver em quarto coletivo no hostel, entenda, ninguém quer te ver nu, essa sua idolatria ao seu corpo se resume a você fazendo "muque" no espelho e entenda, é lamentável. Para as meninas, ok, você quer um turismo liberal, mas o máximo que vão pensar de você mostrando a calcinha no quarto é que você se trata de uma big brother frustrada.

Nos atrativos não saia dando cotoveladas para ver os pontos turísticos primeiro, se existir filas, respeite. Não pague de trouxa do dia, todos terão acesso às mesmas coisas e ver primeiro não dá cartaz a ninguém e se você se esforçar negativamente para fazê-lo, só será o débil mental do lugar.

Enfim, para todas as dicas, o conselho é: polidez, educação, distinção e elegância. Características que deveriam ser de berço e que estão longe da condição econômica de cada um. Aprenda-as, exercite, seja um turista de amor e não um turista terrorista!!! Elegância sempre!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Belo Horizonte] Surpreendente alegria.

[Terni] Corações que aquecem na fria cidade medieval.