[Ouro Preto] Vivendo a história de Minas.

A visita a Belo Horizonte corre o risco de ficar sem muito sentido se o turista não se atrever a passear por Ouro Preto. Se Belo Horizonte é a cidade planejada, Ouro Preto nasce da desordem que trás a ânsia pela riqueza - no caso o ouro.

Ir a Ouro Preto é entender melhor o mineiro belo horizontino, saber suas origens e perceber o quanto a história deste Brasil e a riqueza da Europa passaram por nossas mãos.

Primeira capital de Minas, a antiga Vila Rica era o centro da administração mineira perdendo seu posto para a Cidade de Minas (Belo Horizonte) quando alguns anos mais tarde a capital mineira virou a cidade planejada, pois com o advento da República era preciso romper com a Monarquia.



Eu tenho lá as minhas birras com Ouro Preto, sou belo horizontino da gema e talvez seja um arraigo de disputas antigas que carrego no sangue, quem sabe seja só uma implicância com seus tantos morros - uma verdadeira cidade cravada em montanhas - ou talvez seja o peso da escravidão que sua história carrega. Seja qual for a origem do meu luxo sentimental, fato é que a importância da cidade para Minas e para o Brasil é indiscutível e caminhar por entre suas ruelas barrocas faz-nos tele transportar para uma época de outrora onde a calma era realmente o bem mais precioso.

Estando em Ouro Preto, que fica a apenas 98Km de BH, deixe seu carro - ou peça para ser deixado - no largo, ou praça central e aventure-se pelas ruas descobrindo e adminirando um pedaço de história em cada esquina, atrase-se por um café ao som de jazz, visite chocolaterias e lojas de artesanato - mas se for a Tiradentes os preços de lá são melhores -, entre nas igrejas e museus e perceba que muitas das casas de Ouro Preto são pequenos fragmentos de micro história inseridos em um contexto que se confunde com a história do Brasil.

Se for se hospedar em Ouro Preto deixe-se no Grande Hotel, um projeto de Oscar Niemeyer que trás a sincronia perfeita do barroco com o modernismo, um mimo a apenas alguns passos da Casa dos Contos. Descubra-se Ouro Preto, boa viagem.

Onde fica Ouro Preto:

Em Minas, há 98Km de Belo horizonte.
http://www.ouropreto.org.br/
Média de preço: 5 a 6 reais por pessoa a visita a igrejas e museus.

Comentários

  1. Ouro Preto é um lugar que eu não me canso de ir...fiquei até com vontade de estar lá agora!
    Dio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A etiqueta muito além do penduricalho na bagagem.

[Belo Horizonte] Surpreendente alegria.

[Terni] Corações que aquecem na fria cidade medieval.